Algumas pessoas juram que eles existem, outras até acham graça. Mas qual será a verdade? Bom, não se sabe ao certo, porém analisando algumas das mais famosas fotos de “aparições”, nós podemos tirar algumas conclusões interessantes.
Então confira essa bela lista de fotografias fantasmagóricas, todas analisadas pelo especialista no tema:Alecks Spake.
5 – A mulher sem pernas
Na fotografia acima, pode-se observar uma mulher flutuando, sem pernas. Suspostamente ela não estaria ali no momento que tiraram a foto.
Análise da fotografia:
1 – A mulher na foto existe, uma vez que há sombra da mesma. Também é possível observar que a mulher de vermelho parece “interagir” com a situação.
2 – As fotos abaixo mostram que é totalmente viável a hipótese de que as pernas da mulher estariam atrás da pilastra. Ela ainda poderia estar com uma das pernas levantada e a outra apoiada no chão. O fato de a mulher estar levemente tremida reforça a tese de que ela poderia ter tropeçado ou ter pulado por sobre a corrente.
Comentário do especialista: “Eu sinceramente me assustei mais com a cara da menina em primeiro plano do que com a suposta mulher no fundo. Sério mesmo, parece aquelas bonecas da Xuxa!”
4 – Fantasma do “Três Solteirões e Um Bebê”
No filme “Três Solteirões e um Bebê”, aparece, em uma determinada cena, o que seria um menino na janela. Os locatários do set de produções afirmaram que, ao alugar o local, sabiam que ali havia sido cometido um assassinato de um menino de 13 anos. Durante as filmagens nada foi percebido, entretanto, depois do filme ficar pronto, o menino apareceu, podendo ser visto até hoje na Seção da Tarde.”
Análise da fotografia:
1 – Infelizmente não há muito o que analisar. Recentemente o diretor do filme, Leonard Nimoy, falou que o “fantasma foi o golpe de marketing mais inusitado da história”, pois muitos assistiram ao filme apenas para ver a suposta aparição.
Comentário do especialista: “Quando surgiu a especulação sobre o fantasma no filme, houve muita comoção e correria, pois a curiosidade de muitos foi despertada. No entanto, depois de algum tempo, os próprios produtores do filme reconheceram que o suposto menino é um biombo em tamanho natural do ator Ted Danson.”
“O biombo teria sido esquecido pela equipe e não foi notado na edição. Mais para frente, numa outra oportunidade, fizeram uma sobreposição do display com a imagem do filme e combinou 100%, tanto na altura/largura, quanto cores e tipo.”
3 – Fantasma do incêndio
Origem: Londres. Durante a blitzkrieg alemã, diversos edifícios em toda Londres ficaram avariados. Em um deles, enquanto ainda queimava, foi tirada esta fotografia, que mostra o fantasma de uma menina, possivelmente moradora do prédio em chamas, ao fundo olhando para a câmera.
Análise da fotografia:
1 – Ao primeiro olhar, a fotografia mostra uma menina ao fundo observando o local. Realmente, se analisarmos o contexto fotográfico, podemos notar que os braços dela estão atrás das grades. Observando com um pouco mais de atenção, pode-se notar que a cabeça dela está a frente da grade:
Notaram como está sobreposta a imagem do fantasma sobre a grade?
2 – No contorno da parede, bem como sobre a grade, há uma distorção de pixels, o que evidencia um que alguém “colou” a menina na foto. Contudo, isso pode ter sido ocasionado pelo calor do fogo.
Conclusão:
1- Pode se tratar de uma montagem fotográfica, a partir de um ambiente já sombrio.
2- Pode-se tratar de uma pareidolia, que nada mais é do que enxergar figuras ou formas humanas em lugares onde não existem (enxergar dois olhos e uma boca na tomada ou na frente do carro). No caso, ver a forma de uma menina na fumaça.
Comentário do especialista: “Interessante, mas não muito.”
2 – Menininha do corredor
“Talvez seja a mais famosa foto de fantasma. A fotografia foi supostamente tirada na Tailândia. Ficou famosa nos anos 90, por mostrar uma menina em um corredor segurando uma boneca. Falava-se para não encarar a menina, pois ela podia vir te visitar de noite…”
Análise da foto:
1 – Só pelo “naipe” da foto já da para desconfiar. Estes efeitos esverdeados e vermelhos nos cantos são evidências de fotos 3D (se tiver algum óculos daqueles de ver revistas ou filmes, poderá vê-la “saindo da tela”). Pode-se notar no canto superior direito da menina, que há uma parte que não esta em 3D, isso demonstra uma colagem ou uma sobreposição da fotografia.
2 – A foto pode ser facilmente montada. Faz algum tempo que existem programas de computadores próprios para forjarem ambientes em três dimensões com base em fotografias já tiradas. O ambiente foi fotografado antes de inserirem a imagem da garota. Essa foto foi meramente montada para aparecer em qualquer uma dessas revistas de terror em 3D, e acabou ganhando o mundo.
Comentário do especialista: “Uma foto forjada, usada para diversão (humor negro).”
1 – Moça da floresta
“Foto tirada na Austrália em 1996, sem mais explicações”
Análise da fotografia:
1 – A imagem é nítida, com foco e luz adequada, não há indícios de modificação de pixels, nem de algum “copia e cola”.
2- A foto possui contraste, possui certa “combinação” da fotografia com a paisagem, ou seja, ela é totalmente plausível. Não há qualquer modificação ou alteração em quaisquer partes da foto.
3 – Por que está centralizada? Em geral fotos de fantasmas são aquelas em que se tira a foto e, tempos depois, ao revelar a foto, percebe-se aquele detalhe estranho no canto superior ou no fundo, mas quando aparece centralizada, dá a entender que o fotógrafo viu o fantasma, regulou a câmera, se ajeitou e bateu a foto. Coisa pouco plausível.
4 – Com exceção da centralização, não há indícios de quaisquer fraudes na fotografia apresentada. Tornando ela, teoricamente, uma foto autêntica.
E você o que acha disso tudo? Deixe seu comentário!
Post feito em parceria com uns dos autores do blog: http://www.mortesubita.org.
Escrito por: Alecks Spake – “Sou Cético Quanto Ao Resto”
No comments:
Post a Comment